sexta-feira, 6 de maio de 2011

As cantigas de roda nos dias de hoje nas séries iniciais


Atualmente, vemos que as cantigas de roda que eram tão comuns antigamente hoje quase já não existem mais. As cantigas exigem do educador a habilidade de saber cantar, também hoje em função da grande relação dos conteúdos curriculares vemos que esta prática está engessada.
            As crianças gostam muito do lúdico e com as cantigas mostra-se as outras faces das palavras através de seu ritmo, rima, onomatopéias, repetições e melodia. Trabalhar cantigas, canções, quadrinhas, parlendas, trava-línguas, adivinhações, etc, é trabalhar a poesia e é através deste trabalho que a criança percebe o mundo de forma globalizada, poesia é brincar com a palavra e a escola precisa formar o cidadão pela  razão e emoção então é preciso possibilitar ao aluno o contato com a beleza das palavras.
            Perguntamo-nos se hoje as cantigas de roda funcionariam bem na escola pensamos que sim. Pois a criança gosta do lúdico e da brincadeira. São tantas as canções ou cantigas de roda que é interessante citar algumas pesquisadas na internet:
            Marcha soldado, O cravo e a rosa, Nesta rua, Pezinho, Boi da Cara preta, O meu boi morreu,  Eu entrei na roda,  Meu limão, Pai Francisco, Pirulito que bate bate, Capelinha de Melão, Terezinha de Jesus, Balaio, Escravos de Jô, Samba Lelê, Ciranda Cirandinha, Fui no tororó, Cai cai balão, Peixe vivo,  Se esta rua fosse minha, Carneirinho carneirão, a canou virou, enfim são tantas as cantigas de roda a serem exploradas...
            Portanto, trabalhar cantigas de rodas nas séries iniciais é uma tarefa muito gratificante que traz ao educador muitas surpresas agradáveis. E como diz Nelly Novaes Coelho: Se partirmos do princípio de que, hoje, a educação das crianças visa basicamente descobrir a realidade que a circunda; a ver realmente as coisas e os seres com que ela convive, a ter consciência de si mesma e do meio em que está situada; a enriquecer-lhe a intuição daquilo que está para além das aparências e ensiná-la a se comunicar eficazmente com os outros a linguagem poética destaca-se como um dos mais adequados instrumentos didáticos.


2 comentários:

  1. Bem lembrado Ana. As cantigas de roda estiveram muito presente na minha infância. Lembro que a hora do recreio era muito aguardada para que pudéssemos fazer uma roda enorme e brincarmos. Hoje não vemos mais isso. As crianças correm enlouquecidas de um lado para outro e, se alguém convidar para brincar de roda ninguém quer. Vivenciamos isso com as alunas do Curso Normal quando fazem recreio orientado, as quais as vezes saem frustradas.

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  2. Cantigas de Roda....
    Quem nunca se encantou com a Moda da Carrochinha...
    Quatro pretinhos...
    Senhora Dona Cândida....
    E hoje muitas outras esquecidas em nossas escolas em seus recreios e Educação Física...
    Bom fazer a reflexão e quem sabe botar gás na máquina e repassar aos launos.

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