terça-feira, 26 de abril de 2011

Diferentes significados e sentidos das palavras


Certa vez Noca conversava com sua tutora a distância chamada Margarida sobre a realidade de seus alunos, pelo msn :
-Sabe Noca, meus alunos adoram passear no Laranjal.
-Éééé eles gostam de laranja que bom pra saúde!!!!
-Não querida o Laranjal é uma praia que temos aqui em Pelotas, lindíssima!
-Noca ficou toda sem jeito mas, a conversa continuou:
-Os meus alunos daqui Margarida no turno inverso da escola gostam de ficar em casa com a tata.
_Mas o que é uma tata Noca?
-Tata para nós aqui é uma babá  que cuida  de crianças.
-Sabe neste final de semana aqui perto de casa deu uma pechada tão feia!!!
-Como assim???!! Secaram algum açude? Que tipo de peixes tinha?
-Não amiga foi uma colisão entre dois carros.
-Nossa esta conversa tá ficando complicada, acho que não estamos nos entendendo direito, moramos em lugares totalmente diferentes né amiga?
-Verdade, acho bom pararmos por aqui até mais!
-Até +
-beijos
-Pra ti também, te cuida!

 
Lisboa:aventuras
"tomei um expresso
cheguei de foguete
subi num bonde
desci de um elétrico
pedi um cafezinho
serviram-me uma bica
quis comprar meias
só vendiam peugas
fui dar descarga
disparei um autoclismo
gritei "o cara!"
responderam-me "ó, pá!"
positivamente
as aves que aqui gorjeiam não gorjeiam como lá"

José Paulo PAES

quinta-feira, 21 de abril de 2011


Sexta-Feira Santa
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


O Cristo crucificado, por Diego Velázquez


A Sexta-Feira Santa, ou 'Sexta-Feira da Paixão', é a Sexta-Feira antes do Domingo de Páscoa. É a data em que os cristãos lembram o julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultura de Jesus Cristo, através de diversos ritos religiosos.
Segundo a tradição cristã, a ressurreição de Cristo aconteceu no domingo seguinte ao dia 14 de Nisã, no calendário hebraico. A mesma tradição refere ser esse o terceiro dia desde a morte. Assim, contando a partir do domingo, e sabendo que o costume judaico, tal como o romano, contava o primeiro e o último dia, chega-se à sexta-feira como dia da morte de Cristo.
A Sexta-feira Santa é um feriado móvel que serve de referência para outras datas. É calculado como sendo a primeira Sexta-feira após a primeira lua cheia após o equinócio de outono no hemisfério sul ou o equinócio de primavera no hemisfério norte, podendo ocorrer entre 20 de março e 23 de abril.
Na Igreja Católica, este dia pertence ao Tríduo pascal, o mais importante período do ano litúrgico. A Igreja celebra e contempla a paixão e morte de Cristo, pelo que é o único dia em que não se celebra, em absoluto, a Eucaristia.
Por ser um dia em que se contempla de modo especial Cristo crucificado, as regras litúrgicas prescrevem que neste dia e no seguinte (Sábado Santo) se venere o crucifixo com o gesto da genuflexão, ou seja, de joelhos.
Celebração da Paixão do Senhor
No entanto, mesmo sem a celebração da missa, tem lugar, no rito romano, uma celebração litúrgica própria deste dia. Tal celebração tem alguma semelhança com a celebração da Eucaristia, na sua estrutura, mas difere essencialmente desta pelo facto de não ter Oração eucarística, a mais importante parte da missa católica.
A celebração da morte do Senhor consiste, resumidamente, na adoração de Cristo crucificado, precedida por uma liturgia da Palavra e seguida pela comunhão eucarística dos participantes. Presidida por um presbítero ou bispo, paramentado como para a missa, de cor cor vermelha, a celebração segue esta estrutura:

Senhor Morto, escultura barroca do século XVIII, Matriz de Pirenópolis
entrada em silêncio do presidente e dos ministros, que se prostram em adoração diante do altar.
oração colecta.
Liturgia da Palavra: leitura do livro de Isaías (quarto cântico do servo de Javé, Is 52,13-53,12), salmo 31 (30), leitura da Epístola aos Hebreus (Hebr 4, 14-16; 5, 7-9), aclamação ao Evangelho e leitura do Evangelho da Paixão segundo João (Jo 18,1-19,42, geralmente em forma dialogada).
Homilia e silêncio de reflexão.
Oração Universal, mais longa e solene do que a da missa, seguindo o esquema intenção – silêncio – oração do presidente.
Adoração de Cristo na Cruz: a cruz é apresentada aos fiéis e venerada ao som de cânticos.
Pai Nosso
Comunhão dos fiéis presentes. Toma-se pão consagrado no dia anterior, Quinta-Feira Santa.
Oração depois da comunhão.
Oração sobre o povo.
Obs: Em muitas cidades históricas, como Paraty, Ouro Preto, Pirenópolis, Jaraguá - GO, Rio Tinto (Gondomar) e São Mateus, a Celebração da Paixão e Morte do Senhor é procedida da Procissão do Enterro, também conhecida como Procissão do Senhor Morto, em que são cantados motetos em latim.
Toda a liturgia católica deste dia está em função de Cristo crucificado. Assim, a liturgia da Palavra pretende introduzir os fiéis no mistério do sofrimento e da morte de Jesus, que assim aparece como uma acção livre de Cristo em ordem à salvação de toda a humanidade.
A veneração da cruz, símbolo da salvação, pretende dar expressão concreta à adoração de Cristo crucificado.
A comunhão eucarística é, para a Igreja, a forma mais perfeita de união com o Mistério pascal de Cristo, e por isso é um ponto culminante na união dos fiéis com Cristo crucificado. O facto de se comungar do pão consagrado no dia anterior vem exprimir e reforçar a unidade de todo o Tríduo Pascal.
Além da celebração da Paixão do Senhor, rezam-se as diversas horas litúrgicas da Liturgia das Horas.
Sinais de penitência
A Igreja exorta os fiéis a que neste dia observem alguns sinais de penitência, em respeito e veneração pela morte de Cristo. Assim, convida-os à prática do jejum e da abstinência da carne e qualquer tipo de ato que se refira a Prazer.
Exercícios piedosos, como a Via Sacra e o Rosário, são também recomendados como forma de assinalar este dia especialmente importante para a fé cristã.

segunda-feira, 18 de abril de 2011


Esta charge é como um apelo divertido para que crianças iniciem e tomem gosto pela leitura (também serve para alguns adultos).

Quem sabe no futuro teremos um país de leitores? Sonhar não custa nada.

sábado, 16 de abril de 2011

Deus E Eu No Sertão

Victor e Leo

Composição : Victor Chaves

Nunca vi ninguém
Viver tão feliz
Como eu no sertão

Perto de uma mata
E de um ribeirão
Deus e eu no sertão

Casa simplesinha
Rede pra dormir
De noite um show no céu
Deito pra assistir

Deus e eu no sertão

Das horas não sei
Mas vejo o clarão
Lá vou eu cuidar do chão

Trabalho cantando
A terra é a inspiração
Deus e eu no sertão

Não há solidão
Tem festa lá na vila
Depois da missa vou
Ver minha menina

De volta pra casa
Queima a lenha no fogão
E junto ao som da mata
Vou eu e um violão

Deus e eu no sertão
CULTURA Páscoa na escola: que tom ela tem? A celebração pode ser tratada de forma lúdica e profunda, evitando-se excessos religiosos e sem que os alunos percam tempo demais entre ovos e coelhinhos. Para a alegria de muitos estudantes (e também dos pais!), Tiradentes e Sexta-Feira Santa juntaram-se neste ano de 2011, prolongando o feriado da Páscoa, que será comemorada no domingo, dia 24 de abril. Antes desse merecido descanso, porém, a maior parte dos alunos estará às voltas com as provas bimestrais e, ainda, com as atividades escolares relacionadas a essa festa católica. Por que tratar uma celebração religiosa em ambiente escolar, já que o Estado brasileiro é oficialmente laico, isto é, não pertencente a nenhuma religião, assim como as escolas públicas e muitas particulares? "Não podemos ignorar os fenômenos culturais de nosso país", responde Vânia Barone Monteiro, coordenadora do Ensino Fundamental I do Colégio Dante Alighieri, na capital paulista. "Tratamos os símbolos da Páscoa, como o ovo e o coelho, não do ponto de vista religioso, mas de conhecimentos gerais, de curiosidades que atraem os alunos", esclarece ela.A Páscoa é, de fato, um evento importante para a sociedade brasileira, constituindo-se como a principal comemoração para os católicos (maioria religiosa em nosso país), além de um fenômeno comercial na venda de chocolates. O trabalho com o tema na escola merece, entretanto, alguns cuidados, para que não se perca tempo precioso de aula com frivolidades, nem se enfatize aspectos espirituais que cabem à família, e não à instituição de ensino.A seguir, confira dicas para acompanhar com olhar crítico o trabalho da escola de seu filho, seja ela laica ou mesmo católico-cristã.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Dia Especial - Cidadão Quem

Composição : Duca Leindecker

Se alguém
Já lhe deu a mão
E não pediu mais nada em troca
Pense bem, pois é um dia especial
Eu sei
Que não é sempre
Que a gente encontra alguém
Que faça bem
E nos leve desse temporal
O amor é maior que tudo
Do que todos até a dor
Se vai
Quando o olhar é natural
Sonhei que as pessoas eram boas
Em um mundo de amor
Acordei nesse mundo marginal

Mas te vejo e sinto
O brilho desse olhar
Que me acalma
Me traz força pra encarar tudo
Mas te vejo e sinto
O brilho desse olhar
Que me acalma
Me traz força pra encarar tudo
O amor é maior que tudo
Do que todos, até a dor
Se vai quando o olhar é natural
Sonhei que as pessoas eram boas
Em um mundo de amor
E acordei, na terceira Guerra Mundial.

Mas te vejo e sinto
O brilho desse olhar
Que me acalma
Me traz força pra encarar tudo
Mas te vejo e sinto
O brilho desse olhar
Que me acalma
Me traz força pra encarar tudo...

Mas te vejo e sinto
O brilho desse olhar
Que me acalma
Me traz força pra encarar tudo
Mas te vejo e sinto
O brilho desse olhar
Que me acalma
Me traz força pra encarar tudo

quinta-feira, 14 de abril de 2011

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO Valdirene de Quadros PESSOA ALFABETIZADA E PESSOA ANALFABETA SABEMOS BEM O QUE É! E PESSOA LETRADA, PALAVRA NOVA NA EDUCAÇÃO ALGUÉM SABERÁ SUA DEFINIÇÃO? ALFABETIZADO SABE LER E ESCREVER ANALFABETO, QUE NÃO CONHECE O ALFABETO QUE NEM O SEU NOME ESCREVE LETRADO TEM QUE SER INSTRUÍDO, E SABER DE TUDO UM POUCO PARA MAIS TARDE REFAZER O SEU APRENDER NO OUTRO! ALFABETIZAR E LETRAR DUAS AÇÕES DISTINTAS MAS NÃO INSEPARÁVEIS POIS AS DUAS NOS SITUAM NUM CONTEXTO SOCIAL DA ESCRITA E DA LEITURA DE UMA MULTICIPLICIDADE DE MUITAS HABILIDADES! SABER ESCREVER O NOME OU UM BILHETE, ENUNCIADO OU DEFENDER UM MESTRADO SÃO TODAS CARACTERÍSTICAS DE UM BOM APRENDIZADO! NO BRASIL O ENSINO ELITIZADO É HISTÓRICO. O FRACASSO ESCOLAR SÓ SURGIU NAS DÉCADAS DO SÉCULO XX, QUANDO AS CLASSES POPULARES TIVERAM ACESSO ÀS ESCOLAS. ANTES DESSA ÉPOCA ESTUDAVA SOMENTE AS CLASSES MAIS FAVORECIDAS. HOJE COM ESCOLA PARA TODOS, A PRODUÇÃO DESTE FRACASSO ESCOLAR ESTÃO ASPECTOS ESTRUTURAIS E FUNCIONAIS DO SISTEMA EDUCACIONAL ALÉM DE MUITO PRECONCEITO SOBRE AS CAMADAS POPULARES. PESQUISAS REVELAM QUE CRIANÇAS DAS SÉRIES INICIAIS TEM GRANDES DIFICULDADES PARA LER E PARA UTILIZAR A ESCRITA NA PRODUÇÃO DE TEXTOS. E MUITO DESSA DIFICULDADE SE DÁ POR CAUSA DOS DIALETOS. DIALETO PADRÃO_ É A LINGUAGEM GRAMATICAL E NORMATIVA E ORTOGRAFICAMENTE CORRETA, E UM DIALETO FORMAL E CULTO. DIALETO NÃO –PADRÃO _ É A LINGUAGEM QUE CONFRONTA COM A ORTOGRAFIA CORRETA. É A LINGUAGEM QUE A CRIANÇA TRAZ DE CASA, DO SEU GRUPO SÓCIO-CULTURAL, ANTES DE ENTRAR NA ESCOLA. PORTANTO A (DES) APRENDIZAGEM DO SEU LINGUAJAR GRUPAL E TAMBÉM A DIFICULDADEDE REAPRENDER A LINGUAGEM DIFERENTE DO QUE JÁ SABE. POIS A ESCOLA TRABALHA COM O CERTO E O ERRADO E NÃO COM O DIFERENTE. É NESSA CORRELAÇÃO ENTRE DIALETO PADRÃO E NÃO PADRÃO A LINGUAGEM NA ESCOLA COLOCA EM EVIDÊNCIA AS DIFERENÇAS ENTRE GRUPOS SOCIAIS E GERA DISCRIMOINAÇÃO E FRACASSO ESCOLAR.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Vídeo Sutilmente -Skank

Sutilmente- Skank- Composição : Samuel Rosa / Nando Reis

E quando eu estiver triste
Simplesmente me abrace
Quando eu estiver louco
Subitamente se afaste
Quando eu estiver fogo
Suavemente se encaixe
E quando eu estiver triste
Simplesmente me abrace
E quando eu estiver louco
Subitamente se afaste
E quando eu estiver bobo
Sutilmente disfarce
Mas quando eu estiver morto
Suplico que não me mate, não
Dentro de ti, dentro de ti
Mesmo que o mundo acabe, enfim
Dentro de tudo que cabe em ti
Mesmo que o mundo acabe, enfim
Dentro de tudo que cabe em ti
E quando eu estiver triste
Simplesmente me abrace
E quando eu estiver louco
Subitamente se afaste
E quando eu estiver bobo
Sutilmente disfarce
Mas quando eu estiver morto
Suplico que não me mate, não
Dentro de ti, dentro de ti
Mesmo que o mundo acabe, enfim
Dentro de tudo que cabe em ti
Mesmo que o mundo acabe, enfim
Dentro de tudo que cabe em ti
Mesmo que o mundo acabe, enfim
Dentro de tudo que cabe em ti
Mesmo que o mundo acabe, enfim
Dentro de tudo que cabe em ti.

Dica para a Páscoa

terça-feira, 12 de abril de 2011

Maurício de Souza


"Um dos momentos inesquecíveis da vida de qualquer criança é quando, pela primeira vez, ela junta uma letrinha, mais outra, e mais várias delas e começa a... ler! É uma conquista tão importante que será usufruída pelo resto de sua vida e abrirá, a cada dia, uma nova janela para o mundo."

Maurício de Sousa

Poema

O Livro e a América

Por isso na impaciência
Desta sede de saber,
Como as aves do deserto -
As almas buscam beber...
Oh! Bendito o que semeia
Livros... livros à mão cheia...
E manda o povo pensar!
O livro caindo n'alma
É germe - que faz a palma,
É chuva - que faz o mar.

Castro Alves

Leitura em família


"A família é o primeiro espaço onde a criança deve entrar em contato com livros e leitura."

terça-feira, 5 de abril de 2011

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Leitura

Leite, leitura
letras, literatura,
tudo o que passa,
tudo o que dura
tudo o que duramente passa
tudo o que passageiramente dura
tudo,tudo,tudo
não passa de caricatura
de você, minha amargura
de ver que viver não tem cura
Paulo Leminski

Nova componente no grupo

Olá pessoal, tudo bem! Gostaríamos de anunciar que uma nova integrante ingressou em nosso grupo e vai nos auxiliar no blog é a aluna Valdirene Quadros. seja bem-vinda!